segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Série fotográfica registra preconceito no olhar das pessoas

A fotógrafa Haley Mori Scafiero fez fotos de si mesma e registrou a reação do olhar das pessoas em relação à sua pessoa em situações cotidianas.

A ideia de fazer a série Wait Watchers surgiu quando Haley estava fazendo outro projeto chamado “Something to Weight“. Nele, Haley tirou uma foto dela mesma sentada na Times Square para retratar sua solidão em meio à multidão ‘ocupada’. Quando a artista viu as fotos, percebeu que atrás dela, havia um homem que fazia caras ao ser fotografado por uma amiga.


Eu sempre fui consciente das pessoas fazendo caras e bocas, rindo e comentando a respeito do meu tamanho. E agora eu resolvi inverter o olhar e registrar a reação das pessoas enquanto eu executo minhas tarefas cotidianas em espaços públicos.

Eu citei “intrigante” porque aqui hipocrisia é menos. O mais é fazer refletir qual seu grau de julgamento em cada uma das fotos. Quantas vezes você sentiria ‘estranheza’ ao se deparar com Haley em uma destas situações?


Ou até: por que esta pessoa fez uma série de fotos para expor o que e como as outras pessoas a veem pelo mundo? Independente do ângulo – preconceito e julgamento são coisas do passado!
É tempo de você, eu, nós desatarmos nós de todos estes estereótipos impostos na época em que o Vaticano seguia regras. Solte a rédea da auto-análise.


Para ver mais fotos da série Wait Watches. clique AQUI

Fonte: Hypness

3 comentários:

Blog Della disse...

Amei o post e o blog.
Fiquei curiosa com o post, e é verdade. Por mais que as pessoas digam que não e não, elas tem um certo preconceito e o olhar, a forma com que as pessoas olham, reparam e age quando estão perto de outras consideradas 'fora do padrão' é vergonhoso. Difícil saber como as pessoas ainda tem esse sentimento de preconceito dentro de si.

Seguindo aqui
http://capuccinoebobagens.blogspot.com.br/

Cris Miranda disse...

Eu vejo mto essas caras e bocas pra mim, ainda mais porque sou gorda e sou bem resolvida. As pessoas ainda estão acostumada com aquelas gordinhas, acatadas, com roupas básicas, para passarem desapercebidas, quando você além de gorda tem atitude, isso incomoda bastante. Porque acham que gordos não podem ser assim, gordo tem que viver triste, pra poder mostrar a insatisfação com o peso.
Vejo muitooooo esses olhares por ai, principalmente vindo de mulheres, quando percebo esse tipo de olhar preconceituoso, aiiiiii que eu fico maisss bexxxtaaaa mesmoooo e me acho maisssss LINDA!
Dane-se está merda de sociedade, to me lascando pra eles!

Adorei a matéria!

Alan Leocadio disse...

Bruna, realmente e infelizmente é assim que acontece, mas quanto mais damos atenção, é pior. Como disse a Cris Miranda, tem que é que se achar mais e mais linda! Todos se morder de ver alguem que eles julgam "inferior" sendo feliz!

Viva a Diversidade!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
  • Copyright © 2013 - Blog Fattitude